Nome da Loja

[TEXTO TRANSCRITO DOS DOCUMENTOS ORIGINAIS DE FUNDAÇÃO]

A G. D. G. A. D. U.

AUG. E RESP. LOJ. SIMB. “FÉ, ALEGRIA E TRIUNFO”

JUSTIFICATIVA PARA O NOME DA LOJA

A escolha de um nome que por si só designasse o Início, finalidade precípua dos OObr. que compõem uma Loja, foi tarefa das mais difíceis, pois deveria ser aceita nos meios Maçônicos em todos os Escalões, e, ao mesmo tempo, por si só identificar a “Filosofia de Loja”, em harmonia com o Rito adotado.

A Trilogia “Fé Alegria e Triunfo” – que constitui o nome escolhido e aprovado pelos Obreiros que compõem o Quadro – diz por si só, o quanto de esoterismo, filosofismo e misticismo, encerra no caminho que todo o Maçom deve procurar para harmonizar-se consigo mesmo e com seus semelhantes, pela tolerância, humildade e compreensão, no desempenho da missão de um verdadeiro buscador da Luz.

- – é uma palavra difícil de ser definido, de grande profundidade, de significação elevada, de que é possuído o pensante – que, se a tem, faz com que uma chama vibre em suas células; perfazendo uma força que o induzirá a ultrapassar certos obstáculos pela esperança e a certeza naquilo que Crê e sente no seu próprio Ego.

- ALEGRIA – é o texto áureo do esplendor do Evangelho humano. É a verdade central da Sublime filosofia da existência e da maior felicidade que existe neste Mundo.

- TRIUNFO – é a Vitória alcançada, pela realização de nossas Ações, mental, física e espiritual, de forma a conseguir uma solução justa e equilibrada, dentro das normas e princípios que emanam da nossa Ordem.

Curitiba, PR, 29 de abril de 1981 – E.V.

(a) Manoel Adão Machado – M.I.

Ven. Mestr. Interino