Planejamento Estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – NÚCLEO

(aprovado em sessão administrativa do dia 17/03/2010)

JUSTIFICATIVA: “Quando a Loja tem um senso claro do seu objetivo, do seu rumo e da posição desejada para o futuro, e quando essa imagem é amplamente compartilhada, o maçom torna-se capaz de encontrar o seu próprio papel dentro da Loja e da Maçonaria.”

1. VISÃO

(o que a Loja deseja ser?):

"Ser uma verdadeira Escola Iniciática de estudos metafísicos da Maçonaria Adonhiramita."

2. MISSÃO

(porque e para que a Loja existe?):

"Potencializar o desenvolvimento espiritual através do estudo metafísico, da prática do Amor Fraterno e do combate ao ego, visando a transmutação da realidade social e pautando-se pelos Princípios Maçônicos Adonhiramitas."

3. PRINCÍPIOS

(crenças e valores – o que é importante para a Loja?):

Amor Fraternal – Fé – Moralidade – Caridade – Prevalência do Espírito Sobre a Matéria – Inteligência

4. FATORES-CHAVES PARA O SUCESSO

(que atributos a Loja deve ter para seu êxito?):

Comprometimento/Participação – Iniciativa – Estudo e Instrução – Capacidade Financeira – Planejamento Estratégico, Controle e Avaliação – Viver a Loja dentro e fora do Templo (extra-loja, família) – Excelência dos trabalhos

5. DIRETRIZES ESTRATÉGICOS

(conjunto de orientações gerais voltado para o processo de tomada de decisão):

5.1. Exercer a gestão administrativa, financeira, patrimonial e jurídica da Loja na sua plenitude, segundo o princípio da eficiência e da legalidade, segundo um planejamento estratégico e com o emprego da tecnologia da informação.

5.2. Expandir continuamente o quadro da Loja, buscando candidatos que compartilhem da sua visão e missão, nos princípios maçônicos traçados e que detenham ampla capacidade para tanto, assegurando a continuidade dos trabalhos da Oficina e da Ordem.

5.3. Conceber, aprimorar e implantar uma concepção de ensino e avaliação maçônica pautada pelo estudo metafísico, pela ritualística e pelo desenvolvimento espiritual.

5.4. Incentivar e motivar a freqüência, a participação e o comprometimento dos Irmãos e suas Famílias na vida interna e externa da Loja e na Sociedade.

5.5. Fortalecer as linhas de comunicação entre os Irmãos, estimular a divulgação e identidade da Loja e do Rito Adonhiramita, com apoio aos graus filosóficos.

5.6. Desenvolver as atividades beneficentes e paramaçônicas da Loja e estabelecer um sistema de apoio e socorro aos Irmãos e Familiares.